Resoluções de Ano Novo e a Positividade Exagerada
- Hannah Beatriz
- 13 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2022
Não tem nada mais comum no ano novo do que fazer aquela lista de coisas que vamos mudar no próximo ano. Arrumar a rotina, começar uma dieta, fazer exercícios, estudar mais... enfim, os itens, embora muito particulares, sempre tem coisas em comum: viver uma vida mais positiva, com melhor qualidade. Isso é realmente ótimo para o nosso bem estar e saúde mental, afinal, melhorar hábitos que nos fazem mal e investir na nossa saúde só traz benefícios. Além disso, traçar objetivos e metas nos dá a razão para todo dia levantarmos e vivermos a vida, especialmente nesse período em que temos vivido onde muito se falar sobre ser positivo, apreciar as coisas boas e viver a vida intensamente.

Mas é preciso ter atenção, pois a onda de "positividade exagerada" pode fazer tão mal para a sua saúde emocional quanto uma onda de negatividade. A primeira coisa a se entender é que uma qualidade de vida vem quando conseguimos equilibrar responsabilidades, lazer, cuidado pessoal, entretenimento. Quando você compreende que equilíbrio é a palavra chave, passa a aceitar melhor os dias ruins e percebe o quanto eles são naturais (assim como os dias bons). Se não tomamos cuidado e passamos a acreditar que tudo pode ser lindo e maravilhoso, basta querermos, podemos cair num looping de frustração e tristeza, especialmente com o consumo das redes sociais, que nos faz acreditar que a vida de todos é sempre incrível e só nós não conseguirmos ter sempre dias bons.
Resolução eficaz é aquela que é real. Feita para suas particularidades, seu modo de vida, sua rotina. Crie listas com itens que você sabe que conseguirá cumprir e não hesite em colocar coisas aparentemente simples como beber mais água, dormir mais cedo ou ler duas páginas de um livro por dia. A construção de novos hábitos na rotina vem aos poucos. Principalmente, não hesite em comemorar as pequenas vitórias, além de você alimentar o sentimento de que é sim capaz de realizar coisas, é através delas que as coisas maiores virão.
E acima de tudo, respeite seus limites e se perdoe quando não conseguir. Amanhã você tenta de novo, e tá tudo bem com isso.
Comments